Como cancelar o MEI: passo a passo completo (2024)

Para cancelar um MEI é preciso acessar o Portal do Empreendedor. Em seguida, escolha a opção “Já sou MEI”. Depois, selecione “Baixa da empresa” e clique em “Solicitar Baixa”, faça login com sua conta Gov.br. Por fim, confira seus dados, marque a declaração e emita seu Certificado de Baixa.

Encerrar sua inscrição como microempreendedor individual é tão simples quanto o cadastro inicial. Então, se você já decidiu que não precisa mais do seu CNPJ, vamos ensinar como cancelar o MEI passo a passo sem deixar pendências para trás.

O processo é gratuito e feito exclusivamente pela internet. Basta solicitar a baixa, enviar uma declaração em situação especial de exclusão e, se necessário, quitar débitos de contribuições atrasadas.

A seguir, vamos explicar como cancelar o MEI grátis e sem complicações, com direito a passo a passo detalhado para facilitar sua vida. Vamos lá? 👀

Como cancelar o MEI passo a passo?

É importante saber como cancelar o MEI sem deixar pendências para trás. Confira nosso passo a passo completo para fazer tudo certo:

1. Acesse o Portal do Empreendedor

Para cancelar seu MEI sem nenhum custo, o primeiro passo é acessar o Portal do Empreendedor do Governo Federal.

Como cancelar o MEI: passo a passo completo (3)

2. Escolha a opção “Já sou MEI”

Na tela inicial do Portal do Empreendedor, escolha a opção “Já sou MEI” para acessar todas as funcionalidades do microempreendedor individual.

Como cancelar o MEI: passo a passo completo (4)

3. Selecione “Baixa da empresa”

No final da página, uma das últimas opções será “Baixa da empresa”.

Como cancelar o MEI: passo a passo completo (5)

4. Clique em “Solicitar Baixa”

Na próxima tela, você verá uma explicação breve sobre o processo de cancelamento do MEI. Para prosseguir, clique em “Solicitar Baixa”.

Como cancelar o MEI: passo a passo completo (6)

5. Faça login com sua conta Gov.br

Na próxima tela, faça login com sua conta Gov.br, que deve ser de nível Prata ou Ouro para concluir a solicitação de cancelamento do MEI. Se você ainda não tem uma conta no portal do governo, crie a sua antes de prosseguir, pois ela é obrigatória.

Lembrando que, para atingir o nível prata ou ouro do login Gov.br, é necessário realizar procedimentos como validação facial, confirmação de dados via Internet Banking, conferência de dados na Justiça Federal, login com certificado digital, entre outros.

Como cancelar o MEI: passo a passo completo (7)

6. Confira seus dados e marque a declaração

A seguir, verifique se os dados do seu MEI estão corretos e marque a Declaração de Baixa. Então, clique em “Continuar”.

Como cancelar o MEI: passo a passo completo (8)

7. Emita seu Certificado de Baixa

No final, você verá uma mensagem confirmando a solicitação de baixa da inscrição do MEI. Na mesma tela, você terá duas opções:

  • Emitir Certificado de Baixa: clique nesse botão para emitir um certificado que confirma o cancelamento na data atual;
  • Acessar DASN-SIMEI: em seguida, acesse o DASN-SIMEI para transmitir uma declaração em situação especial.

Quando faz sentido cancelar o MEI?

Se você quer saber como cancelar o MEI, é provável que já não precise mais do seu CNPJ. Isso porque dar baixa na sua inscrição como microempreendedor individual é o mesmo que fechar sua empresa e voltar a ter somente um CPF.

Estes são alguns motivos comuns para o cancelamento do MEI:

  • O pequeno negócio que você abriu não deu certo e você precisa encerrá-lo;
  • Você está faturando muito pouco ou nada por vários meses e decidiu encerrar o MEI para interromper as contribuições;
  • Você arranjou um emprego com carteira assinada e não pretende mais atuar como microempreendedor individual;
  • Você ultrapassou o limite de faturamento do MEI e precisou migrar para outro tipo empresarial.

Se você se identificou com algum desses cenários ou tem outros motivos para dar baixa no seu CNPJ, saiba que o cancelamento é um processo simples e gratuito, da mesma maneira que a abertura. Além disso, você pode cancelar o MEI a qualquer momento, independentemente da época do ano e das condições do seu negócio.

💡 Saiba mais: Qual o limite de faturamento MEI em 2022 e quando vai aumentar?

O que acontece quando se cancela o MEI?

Após o cancelamento do MEI, seu CNPJ é extinto e passa a figurar com o status “cancelado” no cadastro da Receita Federal. É importante frisar que o processo é irreversível, ou seja, assim que você confirma a exclusão, não é possível voltar atrás e reabrir o MEI.

No entanto, você pode abrir um novo MEI após o cancelamento, se quiser. Só que, nesse caso, o CNPJ será diferente.

💡 Saiba mais: Como abrir um MEI gratuito e rápido? [guia completo]

Tem que pagar para fechar o MEI?

Não é preciso pagar nada para fechar o MEI, pois o processo é gratuito e realizado exclusivamente pela internet. No entanto, como é permitido cancelar o CNPJ mesmo com impostos atrasados, você pode ficar com uma dívida referente às contribuições pendentes.

Por isso, é indicado quitar todos os débitos logo após o cancelamento do MEI, para evitar a inscrição em Dívida Ativa da União. Ao longo do artigo, você vai entender como fazer essa regularização e cancelar seu CNPJ sem pendências.

Dicas exclusivas no seu e-mail Inscreva-se na newsletter daNuvemshop ereceba, semanalmente, conteúdos exclusivossobre Marketing, Vendas, Gestão de e-commerce e mais,diretamente no seu e-mail.

Suscripción confirmada.

Como cancelar o MEI: passo a passo completo (9)

Como transferir a declaração de cancelamento do MEI?

Como você viu no final do passo a passo, será necessário ainda emitir uma Declaração Anual do Simples Nacional Situação Especial (Extinção). O prazo para enviar esse documento depende do mês em que você faz o cancelamento, seguindo as regras abaixo:

  • Se o MEI foi cancelado no primeiro quadrimestre do ano, a declaração deve ser enviada até o último dia do mês de junho;
  • Se o MEI foi cancelado em qualquer outra data, a declaração deve ser enviada até o último dia do mês subsequente ao cancelamento.

Lembrando que, se você atrasar o envio, poderá sofrer a cobrança de multas. Confira os passos para transmitir sua declaração de extinção do MEI:

1. Acesse o portal DASN SIMEI

Primeiro, acesse o portal DASN SIMEI e informe o CNPJ do seu negócio.

Como cancelar o MEI: passo a passo completo (10)

2. Selecione o ano e marque “Extinção”

Na área de declarações, você deverá informar os seguintes dados:

  • Ano-calendário do cancelamento;
  • Data de baixa do CNPJ (a que consta no seu Certificado de Baixa).

Então, é só marcar a caixa “Extinção” para determinar a situação especial da sua declaração.

Como cancelar o MEI: passo a passo completo (11)

3. Informe o faturamento e conclua

Em seguida, você deverá informar o faturamento correspondente ao período anterior ao cancelamento do seu MEI. Para isso, siga o mesmo procedimento que você já faz com a declaração anual.

Por fim, é só enviar a declaração e concluir o processo.

Como e por que quitar os débitos do MEI?

É muito importante quitar os débitos do MEI no momento do cancelamento, caso você tenha deixado contribuições pendentes. Isso porque, após a baixa do CNPJ, essas pendências poderão ser inscritas na Dívida Ativa da União em seu CPF.

Isso significa, basicamente, que você ficará com o “nome sujo” no cadastro do Governo Federal. As principais consequências dessa situação são a dificuldade em conseguir crédito no mercado e problemas para receber benefícios previdenciários, como a aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade.

Por isso, é melhor evitar débitos com o governo e regularizar as contribuições do seu MEI após o cancelamento. Para quitar seus débitos como microempreendedor individual, siga as etapas abaixo:

  • Acesse o Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual (PGMEI);
  • Insira seu CNPJ;
  • Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”;
  • Escolha o ano-calendário com guias pendentes;
  • Verifique quais guias estão vencidas, selecione-as e clique em “Apurar/Gerar DAS” ou “Pagar Online”.

Se o valor da dívida estiver muito alto, você pode parcelar em até 60 vezes com parcela mínima de R$ 50, segundo informações do governo. Para solicitar o parcelamento, acesse a área correspondente no Portal do Simples Nacional.

Como saber se o MEI foi cancelado?

Para ter certeza de que seu MEI foi baixado, acesse a página de Consulta de Situação do CNPJ da Receita Federal. Então, preencha seu CNPJ, CPF e o código solicitado para verificar se o status é mesmo “cancelado”.

Entendeu como cancelar o MEI do jeito certo?

Agora que você sabe como cancelar o MEI, pode dar início ao processo sem medo de deixar pendências para trás. No entanto, recomendamos que você pense bem antes de fazer isso, já que o encerramento é irreversível e você pode precisar do CNPJ.

Para dar uma nova chance ao seu MEI, conheça a melhor plataforma de ecommerce do mercado: crie sua loja virtual grátisna Nuvemshop e lucre muito vendendo pela internet. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Como cancelar o MEI: passo a passo completo (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Virgilio Hermann JD

Last Updated:

Views: 6104

Rating: 4 / 5 (61 voted)

Reviews: 92% of readers found this page helpful

Author information

Name: Virgilio Hermann JD

Birthday: 1997-12-21

Address: 6946 Schoen Cove, Sipesshire, MO 55944

Phone: +3763365785260

Job: Accounting Engineer

Hobby: Web surfing, Rafting, Dowsing, Stand-up comedy, Ghost hunting, Swimming, Amateur radio

Introduction: My name is Virgilio Hermann JD, I am a fine, gifted, beautiful, encouraging, kind, talented, zealous person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.